CNBB com excelentes resultados no 56º Cruzeiro da Ria

Realizou-se nos dias 22 e 23 de agosto de 2019 a 56ª edição do Cruzeiro da Ria com a participação do CNBB em 2 categorias de vela ligeira, nomeadamente Laser Standard e Laser 4.7, bem como uma participação na classe de pequenos cruzeiros.

Foram dois dias com condições muito diferentes, com ventos de cerca de 14 nós no sábado e ventos muito fracos no domingo, obrigando inclusive a organização neste segundo dia de provas a antecipar a linha de chegada para a Torreira.

Quanto aos nossos atletas a prestação foi a melhor na classe Laser em vela ligeira com o Jose Luís Batista a ganhar nos dois dias de provas a classe Laser 4.7 imitando o seu colega Manuel Rosa na classe Laser standard com a mesma prestação. O Francisco Calão em laser 4.7 que só participou no segundo dia obteve o 6° lugar. Já nos cruzeiros a equipa formada pelo Bernardo Santos, Carolina Estanqueiro e João Aires a bordo do veleiro mais pequeno da frota o La Folie de 5mt pautou-se por um 16º lugar numa frota de 22 veleiros, só com uma prova terminada no primeiro dia devido a falta de vento do 2º dia.

Todos os atletas foram acompanhados pelo treinador João Fontes que em final de época e quase início da próxima ficou contente com as prestações até então obtidas. Contudo, apesar dos excelentes resultados obtidos pelos velejadores do CNBB, este cruzeiro ficou marcado pela edição com menos participantes desde sempre, deixando à organização a árdua tarefa de encontrar em próximas edições, outras soluções para que uma das maiores provas da Ria de Aveiro volte a ter a magnitude de outrora.