V Boca da Barra à Vela

Realizou-se no passado fim de semana, o 5º Boca da Barra à Vela, onde 10 embarcações se juntaram para navegar e conviver durante dois dias.

Este evento tem por missão promover a navegação de veleiros não só na Ria como no mar, tudo acompanhado por momentos de troca de conhecimento, vivências e sobretudo muita gastronomia local com provas de vinhos.

A 5ª edição ficou marcada por condições meteorologias excecionais, que permitiram que o percurso, no primeiro dia, tivesse início no CNBB, seguido de uma navegação barra fora até ao último molhe da Costa Nova, com regresso à nossa belíssima Ria para acompanhar a Regata de Moliceiros desde a Pousada da Ria até ao Terminal Químico. Após regresso ao CNBB, a recuperação de energias foi feita com uma grande Feijoada à Portuguesa e muita diversão.

No segundo dia, tal como tem vindo a ser hábito, tudo começou com uma degustação de vinhos e enchidos, seguidos da partida em grupo até à boca da barra. Depois das fotos da praxe ao Farol, travou-se uma luta difícil contra a maré para chegar à baía de S. Jacinto, onde logo após se regressou a todo o pano ao CNBB, para almoçar o pernil no espeto acompanhado de bons vinhos, música e muitas histórias de aventuras à vela.

Para quem não pôde participar este ano, e porque recebemos muitas questões sobre tal, irá com certeza haver uma 6ª edição, com algumas novidades e muita animação.

Resta agradecer as tripulações das embarcações, Véronique, La Folie, Rasgo, Duke, Kalonga, Finalmente, Tamaris, Delta IV, Porto de Aveiro, e Freedom, pelo excelente ambiente que durante estes dois dias deram ao evento.