Porto de Aveiro – CNBB – Campeão Taça Lugrade 2017

TAÇA LUGRADE 2017

 1ª Prova do Campeonato Regional Norte ANC

7º Troféu de Vela de Cruzeiro do Cube do Mar de Coimbra

«Porto de Aveiro» domina e é Campeão Lugrade 2017.

Número recorde de embarcações inscritas (24), cerca de metade de fora da Figueira da Foz.

17/18 de Junho na Baía Oceânica da Figueira da Foz

 

Prova “clássica” da vela de cruzeiro da Região Centro, a Taça Lugrade 2017, pintou de velas durante todo o fim-de-semana a Baía Oceânica da Figueira da Foz, com o alto patrocínio Lugrade e o apoio do Porto da Figueira da Foz e Câmara Municipal.

De realçar que o Porto da Figueira da Foz tem manifestado sempre, grande abertura para os eventos de vela desportiva. No caso do Clube do Mar de Coimbra, desde a primeira hora e há quase uma década, que o Clube tem recebido grande estímulo e apoio às sua iniciativas, principalmente na vela de cruzeiro. Assim e pela 7ª vez o 7º Troféu de Vela de Cruzeiro beneficiou deste importante suporte.

Contando com a participação de 24 veleiros, inscreveram-se mais de uma centena de velejadores e desses mais de quarenta competiram na frota mais exigente – Classe ANC – para disputa do Campeonato Regional Norte. Todos estes factos demonstram que após 7 edições consecutivas, a prova “está viva” e em crescendo, batendo anteriores máximos de participações.

De assinalar que quase metade das embarcações participantes, vieram de outros portos (Aveiro, Ílhavo), reflectindo o persistente trabalho de promoção da vela e da Figueira da Foz, feito pelo Clube do Mar de Coimbra e daí a importância do apoio do Porto da Figueira da Foz através da sua Marina.

Excelentes condições de tempo. Com mar de pequena vaga (aprox. 1m) e vento de 10/ 15 nós de NW permitiram cumprir o programa do 1º dia (3 regatas). No domingo, embora com menor força de vento (inicialmente com 15/16 caiu para 8/10 nós), concluíram-se mais duas regatas.

Em paralelo à Taça Lugrade, a prova contou como 1ª prova do Campeonato Regional Norte ANC, campeonato que se concluirá no mar da Costa Nova dias 15 e 16 de Julho.

O Porto de Aveiro de Delmar Conde, do Clube Náutico Boca da Barra, dominou sem contestação, com quatro vitórias nas cinco regatas, sagrando-se Campeão 2017 e inscrevendo o seu nome no Troféu Perpétuo Lugrade. Em segundo ficou Porto Caro II de Carlos Morgado.

Representando o Clube do Mar de Coimbra, o Mareta de Bruno Pinheiro detentor da Taça Lugrade de 2016, teve excelente prestação, conseguindo vencer a última regata da prova, garantindo assim um lugar no pódio.

De registar a participação ainda em ANC do Corto Maltese, da Escola de Vela do Clube do Mar de Coimbra, com Gonçalo Vilaça, João Aires e Tomás Oliveira, tripulação de jovens velejadores das escolas do Clube que pela primeira vez competiram “por sua conta” em Cruzeiros. Gonçalo Vilaça ganhou o prémio de “Timoneiro mais jovem”. Este foi um aspecto muito destacado na entrega de prémios, os jovens velejadores, resultado de muitos anos de esforço, dedicação e investimento e que são seguramente o futuro do Clube do Mar e da vela na Figueira da Foz.

Ainda em ANC e na variante “solitários”, o vencedor foi José Santos no Larimar apesar da avaria sofrida no primeiro dia de prova.

Na classe “Open” (aberta a todas as embarcações fora do Campeonato ANC), domínio absoluto do Tinando de Miguel Fonseca que venceu todas as cinco regatas. Seguiu-se o Dugil de Stephan Tonich e Fiftyfive de Saul Pereira.

Dois dias de excelente promoção da vela, com elevada competitividade e muito convívio entre velejadores provenientes de vários portos de recreio e representando sete clubes de vela da Região Centro, deixaram marcas positivas em todos os participantes. No sábado o dia terminou no Centro de Vela do Clube do Mar com o tradicional convívio que contou perto de 150 pessoas, entre velejadores e acompanhantes, com o jantar servido como também é habitual, com a qualidade dos produtos de pesca da Lugrade, empresa de Coimbra.

A encerrar o segundo dia de regatas, um lanche convívio antecedendo a entrega de prémios com a presença do Sr. Vereador Carlos Monteiro da Câmara da Figueira da Foz e do Comandante Joaquim Sotto Maior do Porto da Figueira da Foz, ficando a promessa da Direcção do Clube de continuar a fazer crescer esta emblemática prova.

PS:

Clubes representados na Taça Lugrade 2017

Clube do Mar de Coimbra –