CNBB 2º melhor dupla portuguesa no Campeonato Ibérico de Vaurien 2015

Decorreu no passado fim-de-semana, 12 e 13 de Setembro, em Viana do Castelo (palco do próximo Campeonato do Mundo da classe), o Campeonato Ibérico de Vaurien, prova que contou com a presença de 23 equipas, 14 nacionais e 9 Espanholas.

A dupla Filipe Neto e Jorge Paula do Clube Náutico Boca da Barra, após o segundo lugar na frota de prata no último Campeonato do Mundo da classe, ambicionava classificar-se nos lugares cimeiros, numa prova onde estiveram presentes as melhores duplas nacionais, e acima de tudo as melhores equipas espanholas, onde se incluem alguns dos velejadores que ficaram nos 10 primeiros lugares do Campeonato do Mundo 2015.

No primeiro dia de provas, realizaram-se as 3 regatas previstas, com ventos a rondar os 8 e os 12 nós. A dupla do CNBB não começou da melhor maneira tendo ficado no 11º posto na 1ª regata. Apesar disso, conseguiu não deitar a toalha ao chão e subiu consideravelmente na classificação, tendo obtido um 7º e um 5º lugar, na 2ª e 3ª regatas respetivamente.

Já no segundo dia, realizaram-se apenas 2 das 3 regatas previstas devido à pouca visibilidade que atrasou o início das provas. A dupla mais uma vez não começou o dia da melhor forma, tendo obtido um 9º lugar, numa regata com ventos a oscilar entre os 8 e os 10 nós. Mas, mais uma vez, a dupla reagiu bem e, com ventos entre os 6 e os 8 nós, desfavoráveis para as características dos velejadores, a equipa consegui-o classificar-se no 3º lugar na derradeira regata do campeonato.

Esta conjugação de resultados permite que terminem o Campeonato Ibérico da classe em 6º lugar, sendo também a 2ª melhor dupla portuguesa.